A história da Netshoes antes de ser (A) Netshoes

A história da Netshoes antes de ser (A) Netshoes

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Imagem meramente ilustrativa

O começo de qualquer e-commerce pode ser bem complicado, mas isso não deve ser um motivo de desistência.

Por isso, a maior loja de venda de produtos de esportes do Brasil, chega para contar a sua história, antes de se tornar essa grande plataforma.

O começo de uma nova era

O fundador da Netshoes, Márcio Kumruian, começou a venda em loja física no ano de 2.000 na cidade de São Paulo.

Tudo começou ao lado de uma das universidades da Mackenzie com os dois primos, Márcio e Hagop, no comando.

Eles tinham como objetivo capturar aqueles clientes que andavam e vivam por aquele local.

O começo foi bem difícil e, após abrir uma outra loja dentro de um shopping na Capital, os primos acabaram decretando falência após seis meses e as portas foram abaixadas.

As lojas físicas sofriam com a baixa das vendas, mas tinham um bom estoque e em 2002, surgiu a ideia da venda online.

Porém, mesmo diante de milhares de possibilidades, o primeiro e segundo mês não gerou nenhuma venda na plataforma.

Foi então que, no terceiro mês, a Netshoes online teve sua primeira venda.

Apenas um par, seguido de outras duas vendas no quarto mês.

A venda começou a ser significativa e os primos começaram a ver as vendas crescendo em 100%.

Mas depois de cinco anos com a loja online, as 7 portas das lojas físicas foram fechadas, pois não geravam lucro e mantiveram apenas a digital.

O início já tinha sido conquistado e, agora, todas as apostas estavam no e-commerce.

Em 2009 um grupo de engenheiros que trabalhavam para a empresa, desenvolveram um sistema de comparação em 3D.

Isso possibilitou que o cliente escolhesse entre os modelos e observasse como seria no seu pé e a numeração correta do produto naquela versão.

Então, e 2011, a Netshoes lançou a versão mobile da empresa.

Isso abriu as portas para que qualquer tablet ou smartphone pudesse acessar a plataforma.

Novas fronteiras

Com o sucesso em vendas atingindo pontos gigantescos, a empresa decidiu que era hora de quebrar as fronteiras.

Clientes da Argentina e o México, já começaram a ter acesso e fazer pedidos na plataforma.

Outros lugares como o Peru, Chile e Colômbia estão na lista para serem os próximos, mas enquanto isso não acontece, a empresa garante o patrocínio a clubes de futebol e a administração de outras lojas, como a do Corinthians, Internacional, Santos e a loja oficial da NBA no Brasil.

Então, a conta é simples, depois de 2009, a loja online duplicava o valor de faturamento a cada 12 meses.

E em 2012 já passou da linha do R$ 1,2 bilhão.

A publicidade e os eventos já garantem um faturamento crescente.

Em 2014 foi cogitado a empresa ser vendida, por um valor em torno de R$ 1,5 bilhão.

Apesar disso, a história toda tem um problema: o faturamento é alto, mas os lucros não.

Essa questão é resultado de a marca preferir crescer de maneira mais sustentável.

Nas mãos de Kumruiam, que mesmo diante de outros grupos financeiros como a Tiger (EUA) e a Temasek (Singapura) ainda detém o controle da empresa e não aceita que seja de outra forma.

O resultado disso, é uma empresa que durante 15 anos teve dinheiro em caixa e nenhum prejuízo, mas que faz investimentos milionários para continuar com o título de maior e-commerce do Brasil.

A relação de vendas

Com milhares de mudanças que ocorrem todos os anos, manter uma empresa gigantes como uma das maiores do Brasil pode ter o seu preço.

Márcio relata que tudo mudou muito rápido e, hoje, tudo ficou mais fácil.

Um programa de computador monta tudo e você não precisa mais se preocupar com planilhas ou campanhas através de panfletos.

Então, entra a parte mais difícil, conseguir manter a atenção do público diante de um mercado já saturado e em crescente expansão.

Uma das ações desenvolvidas para esse objetivo foi a Netshoes Click, em 2013.

Esse aplicativo permitia que o consumidor encontrasse o modelo do tênis através de uma foto pelos sistemas IOS ou Android, realizando a compra diretamente pelo celular.

Segundo o dono da Netshoes, as relações se baseiam em experiência e, por isso, a preocupação de qualquer empresa deve ser a de fornecer a melhor relação entre cliente e companhia.

Isso quer dizer, que na hora de montar estratégias, desenvolver ideias e marketing é preciso estar atento para atingir os consumidores.

Um bom exemplo desse tipo de ação, foi uma estratégia usada a alguns anos.

Na época, um time inteiro de futebol comprou todos os equipamentos na plataforma online da Netshoes, esses compradores eram amigos de Márcio e, a ideia surgiu.

A empresa decidiu levar uma torcida completa para um jogo daquele time e, as coisas mudaram completamente.

Essa ação retratou a preocupação e o foco no cliente, mostrou que os valores da empresa ainda estavam intactos.

Com esse tipo de relação, seriedade e autenticidade é uma das coisas que devem ser buscadas constantemente nas plataformas virtuais.

É preciso inovar todos os dias e saber ouvir o que o consumidor quer, acompanhando o que pode ser feito.

Isso, é manter-se fiel a aquilo que acredita, a melhor opção, segundo Kumruian.

Com isso vem o incentivo continuo da equipe e autonomia para desenvolver novos projetos.

Em 2015 a Netshoes já era considerada autoridade no assunto e recebeu o prémio de melhor lugar para se trabalhar.

Nos dias atuais, a empresa garante a inovação continuamente junto com a preservação de seus valores, atingindo um número de mais de 30 mil pedidos diários, cupons de desconto, ofertas relâmpagos e expansão continua no mercado.

Conclusão

O maior e-commerce do Brasil mostra como os inicios podem ser difíceis para qualquer negócio e, como é importante, investir em uma boa proposta.

Além disso, a Netshoes garante que, a melhor forma de conseguir crescer, é através da relação entre empresa e consumidor.

E que esta relação deve ser preservada sempre, independentemente de qualquer ação de vendas.

Com isso, a plataforma gera grandes investimentos, faturamento e uma boa relação que melhoram a qualidade e a visão da empresa para qualquer outra plataforma ou cliente do mundo.

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