Marketing para e-commerce

Marketing para e-commerce

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Começar um novo negócio nunca é uma tarefa fácil, no entanto, com as informações e as estratégias corretas, as chances de tudo dar certo são muito maiores. Hoje, o marketing digital é um fator essencial para o sucesso e para o crescimento de qualquer empresa no mercado.

E se você está começando um e-commerce, mas não sabe muito de marketing, ou se você já tem um e-commerce, mas anda precisando melhorar suas vendas, confira neste artigo quais são as 5 principais estratégias de marketing digital para e-commerce.

1. SEO

Sem sombra de dúvidas, a primeira estratégia essencial para e-commerce é o SEO. As técnicas de SEO são as grandes responsáveis por aumentar o número de clientes que chegam até o seu e-commerce.

Isso porque, obviamente, quanto maior o número de pessoas que chegarem até a sua página, maiores serão as chances de vender seus produtos. Por isso, é muito importante que você saiba trabalhar muito bem as palavras-chave dos produtos que você vende.

Se você está começando, o ideal é optar por palavras-chave de cauda-longa, assim a concorrência será menor e seu site será encontrado mais facilmente por quem pesquisa pelos produtos que você vende.

2. Marketing de conteúdo

A segunda estratégia é a utilização do marketing de conteúdo, que quando utilizada juntamente com as estratégias de SEO podem ajudar não apenas na hora dos clientes encontrarem o seu e-commerce, mas também ajuda no relacionamento da sua loja com o público e na conversão.

O marketing de conteúdo, atualmente é uma das estratégias mais utilizadas, porque ele ajuda a empresa a se destacar das outras que oferecem os mesmos produtos ou serviços no mercado.

A ideia é a de oferecer ao consumidor, muito mais do que seus produtos ou serviços, mas também informações e dicas relacionadas ao seu nicho. Dessa forma, o cliente entende que sua empresa realmente está preocupada com o bem-estar dele e não apenas pretende vender um produto.

O marketing de conteúdo também é uma ótima maneira de fidelizar os seus clientes, o que é muito importante atualmente, já que esses clientes, além de comprarem seu produto mais de uma vez, também indicarão seus produtos para outras pessoas.

3. Redes sociais

Pensar num plano de marketing digital atualmente, que não envolva as redes sociais é praticamente impossível. Isso porque elas fazem parte da vida e do dia a dia de boa parte dos brasileiros.

Além disso, elas proporcionam uma relação muito mais próxima do consumidor, seja para mostrar os seus produtos, para disponibilizar promoções especiais para seus seguidores, ou mesmo para tirar dúvidas e ouvir sugestões dos clientes.

Para o e-commerce, redes como o Facebook e o Instagram têm resultados muito positivos e são uma excelente forma de manter seus clientes por perto.

4. E-mail marketing

O bom e velho e-mail também é uma estratégia excelente para e-commerce, quando utilizada da maneira correta. Afinal de contas, ele ainda bate as redes sociais em número de usuários.

Além disso, o e-mail marketing também apresenta taxas de conversão incríveis quando a empresa o utiliza da maneira correta. O importante nessa estratégia é tomar cuidado para não encher a caixa de mensagens do cliente e acabar virando spam.

Assim como as redes sociais, ele é uma ótima forma de manter o seu cliente por perto e interessado naquilo que você tem a oferecer, tanto em termos de dicas ou informações, ou ainda promoções e ofertas.

5. Anúncios pagos

Todas as estratégias acima são excelentes, no entanto, a construção delas leva certo tempo. Por isso, também é importante falar dos anúncios pagos, porque quando uma empresa deseja uma resposta quase imediata essa, sem dúvidas, é a melhor estratégia.

Pagar por anúncios seja no Google ou mesmo nas redes sociais, como o Facebook, ainda é a estratégia que mais dá resultados literalmente da noite para o dia. E a boa notícia é que você nem precisa investir muito dinheiro para começar, pois os preços são bem acessíveis.

É óbvio que existem hoje uma infinidade de estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas e utilizadas para o e-commerce. No entanto, essas são as 5 estratégias utilizadas com mais frequência e que apresentam as melhores taxas de conversão.

E a boa notícia, quando se trata de marketing digital é que você pode ir aplicando uma a uma e, dessa forma, fazendo com que tanto o número de clientes que chega até você, quanto o número de clientes fiéis à sua marca cresça cada vez mais e mais.

Para saber mais detalhes de cada uma dessas estratégias, confira também nossos outros artigos, nos quais falamos mais detalhadamente sobre elas.

 

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