Você certamente já sabe que um site profissional é uma ferramenta essencial para fazer com que a sua empresa ganhe destaque no mercado. Além disso, essa página web ainda proporciona que você alcance um número maior de clientes, rompendo assim com as barreiras territoriais.
Contudo, para que você possa alcançar esses e outros benefícios é importante que o seu site contenha alguns elementos. Eles irão fazer com que os seus clientes adquiram o produto ou serviço que você está oferecendo de uma maneira prática e fácil.
Diante disso, ao longo deste post você poderá descobrir o que não pode faltar no seu site. Assim, você irá aproveitar todas as vantagens que um site específico para empresas pode oferecer. Confira:
1 – Site Profissional: Formulário de contato
O formulário de contato é um elemento indispensável em um site profissional. É através dele, que os seus clientes poderão enviar mensagens e até contratá-lo de maneira direta.
Sendo assim, é importante que ele não apresente erros de redirecionamento ou preenchimento de dados. Pois isso, além de fazer com que sua empresa perca dados importantes, também impede que os clientes mantenha contato com você.
Além de ter um cuidado extra com a funcionalidade, também é necessário ficar atento nos campos dos formulários. O ideal é que ele solicite aos clientes os dados essenciais para que sua empresa consiga entrar em contato, tais como:
● Nome completo
● E-mail
● Telefone
● Assunto
2 – Otimizado para dispositivos móveis
Ter um site otimizado para dispositivos móveis garante que o seu cliente possa acessá-lo de onde e quando desejar. Além disso, esse é um elemento valorizado por mecanismos de busca, como o Google, que tende a oferecer um bom rankeamento para sites otimizados para dispositivos móveis.
Contudo, para aproveitar esses benefícios é necessário que o layout do seu site seja responsivo, ou seja, aquele que se adapta automaticamente, a todos os tamanhos de telas de dispositivos móveis.
Quer saber mais? Leia nosso post sobre 05 dicas para otimizar sites e gerar mais vendas.
3 – Sitemap para Site Profissional
Desenvolver um sitemap é essencial para facilitar a indexação do seu site profissional nos mecanismos de busca. Assim, mesmo que a sua página esteja bem estruturada é importante ter um mapa do site, de preferência criado em um arquivo XML.
Mas atenção! Para que essa estratégia seja útil, é preciso que estejam listadas cada uma das páginas do seu site e que sejam descritas a forma com que os conteúdos estão organizados.
Ao utilizar essa técnica os sites poderão obter resultados realmente surpreendentes, sobretudo aqueles que foram criados a pouco tempo e não possuem uma quantidade considerável de links externos.
4 – Campo de busca
Manter um campo de busca em um local posicionado no seu site, é um excelente mecanismo para facilitar a navegação do visitante na sua página. Através dela, é possível encontrar conteúdos importantes em questão de segundos.
Uma boa dica é integrar essa ferramenta do site com a do Google Analytics, assim você poderá saber quais são as buscas mais procuradas e usar essa informação de maneira estratégia. Ou seja, criando conteúdos recentes sobre ela ou deixando os campos mais visíveis.
Dessa forma, você consegue melhorar a experiência do usuário na sua página, esse é outro aspecto valorizado pelos mecanismos do Google e pode proporcionar um bom posicionamento na página.
5 – Redes Sociais
É preciso ter em mente que, um site criado recentemente, demora determinado tempo para que os mecanismos de busca o encontrem e ele seja rankeado. É nesse contexto, que surge a importância das redes sociais como forma de divulgação da nova página web.
Você pode utilizar esses espaços para tornar o site da sua empresa conhecido e ainda melhorar o seu rankeamento. Para isso, o ideal é que você insira os links de compartilhamento nas redes sociais.
Assim, você pode indicar que os seguidores da rede social da empresa visitem o site e conheçam o conteúdo que está sendo divulgado nele.
Após conhecer os principais elementos que não podem faltar no site profissional o ideal é que você os integre na sua página. Isso é possível com a realização de mudanças no design ou até mesmo com a instalação de plugins, como os para redes sociais e formulário de contato.
Acredite essas pequenas alterações farão com que os clientes sintam mais atraídos a visitar e até mesmo contratar os seus serviços. Sem dúvida, isso irá ajudar a alavancar as suas vendas e ganhar mais espaço no mercado.